Whats (11) 94134-0164
(11) 4728-3700
atendimento@nitratus.com.br

Alimentação e bem-estar

Created with Sketch.

Alimentação e bem-estar

Para que o ser humano cresça de forma saudável, é necessária uma alimentação nutritiva e variada.
Os alimentos que são considerados excelentes fontes de energia, auxiliam em certas ações que nosso corpo realiza como: estudar, trabalhar, brincar e, principalmente, praticar exercícios físicos, sem essa energia o corpo não teria disposição para realizar ações como essas que foram citadas.

Para adquirir uma boa saúde é fundamental:

• Alimentar-se em períodos curtos de 3 em 3 horas,
• Comer alimentos frescos, naturais e variados,
• Ao ingerir alimentos crus, lavá-los muito bem,
• Conservar os alimentos em local fresco e limpo,
• Mastigar bem os alimentos.

Ressalta-se que cada alimento tem o seu valor nutritivo, as frutas, por exemplo, acumulam grande quantidade de água e sais minerais, principalmente ferro, cálcio, sódio e potássio. O ferro auxilia na oxigenação do organismo ajudando entre outros, o desempenho das funções cerebrais com exatidão. As frutas também fornecem calorias, fibras e vários outros nutrientes que regulam outros mecanismos e previnem doenças degenerativas, tais como: câncer de estômago, esôfago, intestino e pulmão, além de doenças cardiovasculares.
Os nutricionistas recomendam a ingestão diária de pelo menos cinco porções de frutas, para compor uma dieta balanceada, paralelo a alimentos como hortaliças, carnes, e derivados do leite.

Em que momento deve-se buscar a orientação de um nutricionista?

As pessoas normalmente procuram um nutricionista quando querem perder peso ou estão doentes e são encaminhadas por um médico, não é verdade? O profissional nutricionista pode te ajudar a organizar, equilibrar e a individualizar a sua alimentação em qualquer fase da vida, ou seja, desde a gestação até a terceira idade. Independente de qual seja o seu objetivo, como por exemplo, perda de peso, performance, ganho de peso, melhorar o seu hábito alimentar, disposição e bem-estar, compulsão alimentar, colesterol alto, diabetes, hipertensão, entre outros. A atuação desse profissional é fundamental para um melhor resultado. Hoje a nutrição está muito mais acessível e as pessoas muito mais preocupadas com a sua saúde e sua alimentação. Não existe um único momento ou momento certo para ir ao nutricionista. É importante um acompanhamento ou uma avaliação nutricional para avaliar se a sua alimentação está adequada e consequentemente auxiliar na prevenção de doenças e ter uma melhor qualidade de vida.

Redes sociais ajudam ou sabotam o processo para emagrecer e ter mais bem-estar?

É muito difícil imaginar o mundo atualmente sem as redes sociais. Mídias como Facebook, Instagram e Twitter estão sempre à mão e são um modo de ajudar em muitas coisas na vida. No entanto, quando o assunto é emagrecer e ter bem-estar, elas podem ser bem prejudiciais. Conforme aponta um  estudo recente, seguir orientações de influenciadores digitais nem sempre é uma boa ideia e apresenta desvantagens para a saúde.

“A maior parte das informações acerca de alimentação, dieta e atividade física não são verdadeiras e induzem a um extremismo que levarão, posteriormente, a um ganho de peso rebote maior do que a perda de peso prévia”.

Atenção para o fato de que cada organismo possui uma necessidade e nem sempre o que dá certo para uma pessoa vai funcionar com outra. Além disso, o modo de vida também pode interferir nesses casos.

“Os blogueiros têm uma vida que, às vezes, não é a vida de uma pessoa normal. Eles são focados mais em corpo, eles têm mais tempo para isso, então criam uma falsa realidade e uma grande frustração para as pessoas que ficam vendo e não conseguem ter aquele mesmo corpo e aquela mesma vida deles”.

Por estes motivos cuidar da saúde começa pela boca, se alimente corretamente siga as instruções de profissionais da área da saúde para uma reeducação alimentar e viva melhor.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *